sexta-feira, 19 de julho de 2013

Notícias


Serra Talhada aposta no plantio da palma para conviver com a seca
19 jul 2013
+A +/- -A
Sementeira Serra Talhada2
Serra Talhada se prepara para ganhar uma sementeira gigante, com capacidade inicial para 50 mil mudas de plantas típicas do bioma caatinga. A iniciativa faz parte do projeto “Palma para Todos”, da Secretaria de Agricultura Familiar do município, que visa fortalecer a alimentação do gado leiteiro na zona rural através da preservação e o cultivo da palma forrageira nas espécies “mexicana” e “orelha de elefante”.
A iniciativa, que deve atender cerca de 3 mil famílias do campo, faz parte das ações do Plano Municipal de Convivência com o Semiárido inaugurado pelo prefeito Luciano Duque (PT). A palma, espécie característica na região, é rica em água e chegou a ser quase dizimada em boa parte das cidades do interior do Estado devido a praga da Cochonilha do Carmin, somada aos efeitos da seca. O projeto da sementeira conta com apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que doou 2 mil mudas à prefeitura.
Neste momento, a missão dos técnicos agrícolas está sendo a de multiplicar a quantidade de mudas existentes através do manejo da palma. Nesta ação, uma só “raquete” da planta é fatiada em até oito pedaços, que são plantados em covas adubadas com expectativa de germinarem em até 90 dias. A partir daí, a intenção do governo municipal é doar, na fase adulta, a palma forrageira para os agricultores plantarem também em suas propriedades, incentivo o manejo sustentável.
“Vamos preparar um cadastro social para identificar as famílias que receberão as espécies, ensinar a técnica de cultivo, oferecer assistência e acompanhamento”, garante o secretário de Agricultura Familiar, José Pereira, afirmando que o objetivo da sua pasta é montar a maior sementeira do interior do Estado além de recuperar boa parte da palma que morreu na região. Na sementeira também estão sendo plantadas outras espécies e cada cidadão interessado tem direito a levar até cinco plantas para casa gratuitamente. (Assessoria)

Homem morre após participar de concurso de cerveja

SEXTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2013
Da Agência EFE
Um espanhol de 46 anos morreu após beber cerca de sete litros de cerveja em um concurso que premiava quem bebesse mais em menos tempo, informaram nesta sexta-feira fontes do serviço de emergência.
O concurso aconteceu durante as festas da cidadela de Gea y Truyols, em Múrcia (sudeste), e a vítima, identificada como Joaquín A.G. morreu na noite de quarta-feira, quando ambulâncias foram chamadas e os paramédicos o encontraram inconsciente.
A Defesa Civil enviou ao local uma ambulância com um paramédico que estabilizou o paciente para que fosse levado a um hospital da zona, mas o homem morreu no caminho.
O incidente aconteceu em um pavilhão esportivo onde acontecia o "grande concurso de cerveja", como era anunciado. As autoridades de Múrcia decidiram suspender as festas e decretaram três dias de luto em Gea y Truyols.
Aparentemente, segundo testemunhas, o homem, formado em história e zelador em um hospital da região, venceu o concurso e bebeu uma grande quantidade de cerveja em muito pouco tempo, depois do que começou a ficar mal e a vomitar, por isso vários moradores chamaram aos serviços de emergência.
Fonte: Flores Agora


HOMEM DE 29 ANOS É MORTO A TIROS EM SERRA TALHADA

SEXTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2013
O crime aconteceu na Rua Emídio Nunes, São Cristóvão onde Luiz Carlos Chagas, 29 anos, residente no Rio de Janeiro foi encontrado morto com vários disparos de arma de fogo. A vítima não possuía documentos de identidade e estava em um carro da marca Chevrolet, celta, cor preta, placa KJK 8367, com (três) pedras de “crack” e uma mochila com roupas. No local os policiais identificaram 8 estojos de munição 9mm e 3 cartuchos de espingarda 12. Ninguém foi preso e a Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: 14º BPM/ R Pajeu

Bandidos praticam assalto a mão armada no Supermercado comercial Tavares em Afogados da Ingazeira

SEXTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2013
Um estabelecimento comercial foi assaltado na Rua Antonio Rafael de Freitas, centro, Afogados da Ingazeira – PE, às 18h00 dessa quinta-feira (18).

As vitimas, Andrea Batista de Brito Tavares, 31 anos, e João Tavares Filho, 47 anos, casado, comerciantes, informaram que dois elementos usando capacetes e jaquetas pretas e de posse de um revolver adentraram no estabelecimento e anunciaram o assalto, levando a quantia de R$ 1.200.000 (hum mil e duzentos) reais, em seguida fugiram em uma motocicleta preta não identificada tomando destino ignorado.

A Polícia Militar fez diligencias, porém sem êxito. A ocorrência foi repassada a DP local.
Luiz Carlos

sexta-feira, 19 de julho de 2013


REFORMA DO ESTÁDIO MUNICIPAL DE TRIUNFO PE

SEGUNDO O ADÁGIO POPULAR: "ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA'"... 

Há muito tempo estamos convencidos ser  essa afirmação apelativa a mais pura e legítima verdade. Tomem por exemplo o desgastado Estádio Municipal de Triunfo: 

Depois de exatos 29 anos de completa exaustão provocada pela situação de penúria e abandono daquele conjunto esportivo que promoveu no passado imensa animação e momentos gloriosos através das brilhantes equipes existentes neste saudável recanto denominado "Oásis do Sertão". Devido as comprovadas atitudes gestoras nebulosas, sem responsabilidade  e desprovidas de visão administrativa, sentimento nativista e vontade política, resultando encaminhamento de continuadas reivindicações populares e sentimentos de protestos repassados com fidelidade pelos nossos informativos de forma sistemática, responsável e precisa.

Tudo porque o referido espaço esportivo que tinha inegáveis condições de ser um ponto atrativo para a Região do Pajeú, assim como os municípios circunvizinhos: Serra Talhada, Betânia, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tuparetama, Ingazeira, São José do Egito, além de Sertânia (Moxoto), Princesa Isabel-PB e outras praças esportivas, porém terminou na época precipitadamente inaugurado sem a devida infraestrutura. A falta de condições básicas, inclusive, tem  prejudicado as equipes do Sport, Náutico, Santa Cruz, desejosos de fazer  pré-temporadas antes do início de campeonatos e treinamentos no decorrer, quando hospedam-se no Sesc para jogar em Salgueiro e Serra Talhada.

O desenrolar do fato aconteceu em 11.06.1984., quando Triunfo envolto em muita pompa, superlotado de moradores, munícipes circunvizinhos e das mais variadas localidades dos estados brasileiros, filhos residentes distante, visitantes e autoridades das demais esferas nacionais, completou 100 anos. Aconteceu o corte das fitas dentro da prevista programação festiva do Centenário da Cidade ( 13.06.). Depois que finalizou o concorrido e inesquecível evento, o mesmo foi deixado de lado pelas sucessivas administrações públicas, que se revezaram até o presente momento, inclusive a atual nos mandatos anteriores.

Agora com os parcos recursos obtidos junto aos ministérios das Cidades e dos Esportes depois de muita pressão e cobrança dos diversos segmentos sociais a sonhada obra restruturadora encontra-se aos poucos sendo tocada. Torcemos muito para finalmente ser concluída depois de tanto dinheiro destinado mas não empregado, subtraído em ações paliativas mínimas de pura enganação, sem qualquer serventia, tipo o sistema de iluminação, arquibancadas, drenagem, revestimento, alambrados, vestiários, quadras poliesportivas que não foram mexidas. Esperamos inaugurar em dezembro  para felicidade geral dos atletas, desportistas e população.
Administração e vestiários em situação de penúria.
Equivocado túnel na parte exterior do Estádio Municipal.
Situação desprezível do portão de entrada.
Visual deteriorado  demonstra logo a chegada..
Acesso ao campo de jogo demonstrando abandono.
Alambrado quebrado  e sem manutenção faz tempo.
Partes laterais com visível falta de conservação.
Demonstrativo de paredes e alambrados quebrados.
Falhas por todo o estádio ignoradas.
Portão lateral quebrado e acumulando lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário